Módulo 01 - Conceito de Eletricidade e Materiais
As grandezas elétricas mais utilizadas no sistema
Tensão elétrica ou volts
Corrente elétrica ou ampere
Resistência elétrica ou ohms
Frequência elétrica ou hertz
Cálculo das 04 principais grandezas elétricas
Corrente contínua e alternada
Matéria, molécula e átomo
Diferenças entre material isolante e condutor
Módulo 02 - Conceito mecânico do motor
Conceito básico do funcionamento do motor
Fase de admissão da mistura ar e combustível
Fase de compressão da mistura ar e combustível
Fase da expansão de gases
Fase de escape dos gases queimados
Módulo 03 - Subsistemas do sistema de injeção
Subsistema de ar
Subsistema de combustível
Subsistema de ignição
Subsistema de anti-evaporativo
Composição do combustível
Composição do ar
Reação da combustão
Tipos de mistura
Combustão real
Fator lambda e classes de mistura
Estequiometria da mistura
Vantagem e desvantagens das misturas ricas e pobres
Regulador de pressão de combustível
Ponto de ignição em relação à carga
Efeito de detonação na câmara de combustão
Sistema catalítico
Módulo 04 - Estratégia de funcionamento do sistema
Tempo de injeção de combustível
Funcionamento a frio
Funcionamento em aceleração rápida
Funcionamento em plena carga
Funcionamento em desaceleração (cutoff)
Correção de lambda
Estratégia de recovery
Corpo de borboleta
Roda fônica
Controle de marcha lenta
Ar condicionado
Dash pot
Sistema flexível de combustível
Módulo 05 - Prática de sensores
Sensor CKP (rotação do virabrequim)
Sensor CMP (rotação do eixo do comando)
Sensor VSS (velocidade do veículo)
Sensor TPS (posição da borboleta)
Sensor ECT (temperatura do motor)
Sensor ACT (temperatura do ar)
Sensor MAP (pressão do coletor de admissão)
Sensor HEGO (sonda lambda)
Sensor KS (detonação)
Sensor ETC (atuador da borboleta)
Sensor SPA (pedal de aceleração)
Módulo 06 - Atuadores
Bico injetor (ELJ)
Válvula de fuga do canister (CANP)
Bobina de ignição (DIS)
Bomba de combustível (SPA)
Atuador de marcha lenta (IAC)
Motores elétricos
Alimentação PWM
Módulo 07 - Prática geral do sistema
Uso da máquina de equalização de injetores
Uso do aparelho de diagnóstico
Uso do esquema elétrico (via PC)
Diagnóstico indireto do módulo
Testes em sensores e atuadores (multímetro)
Testes no chicote do sistema (multímetro)
Testes em relês e fusíveis de alimentação
Teste de pressão de combustível
Aterramento do sistema
Prova final com simulação de defeitos reais